Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem é Jesus



João 1.1-14
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez..
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 Houve um homem enviado por Deus, cujo nome era João.
7 Este veio para testemunho para que testificasse da luz; para que todos que cressem por ele.
8 Não era ele a luz; mas para testificasse da luz,
9 Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todos o homem que vem ao mundo,
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome;
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O começo do livro de Gênesis relata a criação de tudo o que conhecemos, e em vários versículos lemos “e disse Deus”. Percebemos aqui o poder da Palavra, tudo foi criado pela Palavra, e o livro de João começa “ No princípio era o verbo”, aqui ele usa o termo verbo como sinônimo de Palavra, o apóstolo quis dizer que não havia nada, somente a Santíssima Trindade, e por palavras foi criado tudo. Aqui fica bem claro que João fala de Jesus “e o verbo estava com Deus”, de deixa claro também que Jesus é Deus “e o verbo era Deus”. E foi Jesus quem criou tudo “ Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”, aqui a palavra “Ele” refere-se a Jesus, fica claro quando lemos o versículo 2 “ Ele estava no princípio com Deus”. Jesus é Deus, é quem criou tudo, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jesus é a luz da vida, é a luz dos homens. Quando o pecado entrou por Adão e Eva, veio também as trevas, a morte, o sofrimento, a condenação...
Jesus veio para ser a luz, para ser o nosso salvador, para que por sua graça fôssemos justificados dos nossos pecados. Nenhum de nós merecemos a salvação, mas a graça de Jesus nos salvou. Tudo que Jesus quer é que nós o recebamos, para podermos ser filhos de Deus. E mesmo não pedindo nada teve um povo que o negou, no versículo 11 está escrito “ Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”.

Em João 15.16 fica claro que fomos escolhidos por Deus, “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda”. Seria muito fácil para Deus, quando viu o pecado de Adão e Eva, simplesmente desfazer deles e começar novamente, mas Deus é misericordioso e preparou um plano para nossa redenção, porque? Por que ele nos escolheu. E tudo que ele quer é que permaneçamos na palavra, que aceitemos ele como único e verdadeiro salvador. Em Isaías Deus deixa claro que ele é único que não há outro deus. Leiam Isaías 43. 11-13
11 Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.
13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?
E lembremos o que o profeta Isaías deu escrito em 40.8 “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”.

A Palavra de Deus é eterna, Deus não muda de Palavra, quando lemos a história de Abraão fica claro isso.

E Deus criou tudo. Pecamos e Deus preparou um plano de salvação. Mandou seu filho ao mundo, e ele não foi recebido, mas para todos quanto os receberam deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus: aos que creem no seu nome.

Quem é Jesus? Ele é o princípio (João 1.1); Ele é o meio (João 1.3); Ele é o fim (João 1.12)


Para meditação:
Tiago 2.10
Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário