Pesquisar este blog

sábado, 29 de janeiro de 2011

FÉ E SABEDORIA

1Timóteo 1.5
Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.

            O maior objetivo de toda a instrução da Palavra de Deus não é o conhecimento bíblico em si mesmo, mas uma transformação moral interior, que se expressa no amor, na pureza de coração, numa consciência pura e numa fé sem hipocrisia.

            A informação é poder, o conhecimento da Palavra de Deus é poder. Mas o simples acesso à informação não é tudo. Lembremos o que diz Tiago 2.19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem também os demônios o crêem e estremecem. Os demônios também têm informação, também conhecem a Palavra de Deus, portanto o simples fato de conhecermos não é tudo. É necessário que saibamos refletir ativamente sobre a informação recebida, e não só recebê-la passivamente. Em Mateus 4. 6-7 o diabo tenta a Jesus citando uma passagem da bíblia  que está escrito em Salmos  91.11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todo os teus caminhos. Isso mostra que apenas tendo a Palavra de Deus na cabeça não faz muita diferença, a diferença está na fé pura sem hipocrisia. Lembre-se que o estudo sem pensamento é inútil, o pensamento sem o estudo e perigoso como diz o versículo acima em estudo... E de uma boa consciência... Não dê ao inimigo a oportunidade de te levar por deturpação da Palavra, reflita o que está escrito em João 8.32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, nessa passagem a verdade a que se refere o apóstolo é a Palavra, e a liberdade é não cair na tentação do inimigo, na mentira do inimigo. Seja ousado para ser usado.

            Há pessoas que têm boa intenção de fazer as coisas. Elas são sinceras na sua intenção. Elas realmente querem fazer as coisas. O problema é que ficam na intenção. Não fazem. Não ousam fazer. Há pessoas que no início de cada ano fazem mil planos, resoluções, promessas para si próprias. Fazem com grande intenção positiva. E depois simplesmente não fazem. Não ousam, e se não ousam não são usados.
                       
            E como não cair nas armadilhas do inimigo, como perceber a sua mentira, porque já percebemos que o inimigo é muito esperto. A melhor maneira é conhecendo realmente a palavra, estudando, e para isso a tem a Escola Dominical, freqüente a escola, conheça mais profundamente a Palavra, tenha uma verdadeira unidade doutrinária, esteja em comunhão com a igreja e com os irmãos. Estamos habituados a desempenhar funções repetitivas como se fôssemos máquinas (o inimigo sabe disso e tira proveito) e é necessário um grande esforço para aprender uma atividade criativa digna de ser humano (reflita ativamente sobre a informação recebida).

            Por que...

O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo;
O que for o teu desejo, assim será tua vontade;
O que for a tua vontade, assim serão teus atos;
O que forem teus atos, assim será teu destino.

Para reflexão:
Tiago 2.18
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as tuas obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Um comentário:

  1. É verdade o "ato" que cometemos seja ele bom ou ruim, é o que será nosso destino ou futuro.Por isso use sua Fé e Sabedoria para praticar coisas do Bem e ajudar seu proximo, e tambem use-os para nunca se afastar de Cristo, pois só Ele é o nosso caminho, verdade e VIDA. Amém!!!

    ResponderExcluir