Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PORQUE SOFREMOS?

Jó 2.7,8 Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio das cinzas.

A Fidelidade a Deus não é garantia de que o crente não passará por aflições, dores e sofrimentos nesta vida, podemos citar como exemplos: José, Davi, Jó, Jeremias e Paulo.

Em Rm 15.22-29 percebemos que Paulo tinha o desejo de pregar o evangelho em Roma, e podemos observar em Atos 28.16 que Paulo foi como presidiário para Roma. Embora Paulo fosse fiel, Deus não lhe proveu um caminho fácil e livre de problemas.

O sofrimento é decorrente do pecado, é decorrente da queda de Adão e Eva, pelo pecado entrou a dor, tristeza, conflito, a morte... já que o pecado reinou na morte não teremos vida eterna? Em Rm 5.21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus quer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito a Jesus Cristo é também uma ação dinâmica, não basta crer em Jesus, não basta verbalizar sua crença, é necessário que tenha uma vida condizente com a que Deus nos ensinou, e que está na bíblia sagrada. A fé inclui arrependimento, a fé inclui obediência a Deus, a fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, a fé em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador é  um ato de um momento único, com uma atitude contínua para a vida inteira, que precisa crescer e fortalecer cada vez mais. Portanto um dos motivos para o sofrimento é a decorrência do pecado por Adão e Eva.

Outro motivo é sua própria atitude. Está escrito em Gl 6.7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Por isso a importância de ter uma vida condizente, toda ação, todos os nossos atos terão uma repercussão na nossa vida, boa ou má, vai depender do ato em sí, mas com certeza teremos a resposta da nossa ação, Deus já nos alertou sobre isso.

Mas não é somente sofrimento físico que temos, há sofrimento espiritual, sentimos angústia, aflição ao vermos o domínio da iniquidade sobre tantas vidas, sofremos ao ver tanta coisa errada, sofremos ao ver tanta desigualdade, então esse é outro motivo do sofrimento do crente: viver num mundo pecaminoso e corrompido.

Mais um motivo para o sofrimento do crente: os crentes enfrentam constantemente ataques do diabo. Está escrito 2Co 4.4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus, assim o deus desse século é o diabo. À medida que travamos guerra espiritual contra o diabo é inevitável a ocorrência de adversidades. Os que amam ao Senhor Jesus Cristo e seguem os seus princípios de verdade e retidão serão perseguidos por causa da sua fé. É nosso dever, uma vez que todos os crentes também são chamados a sofrer perseguição e desprezo por causa da justiça, continuar firmes, confiando naquele que julga com justiça.

Mensagem para reflexão:
Rm 8.28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário