Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

Fé ou Obra?



Tiago 2.26
Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

Efésios 2.8-9
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.
Não de obras, para que ninguém se glorie.

Afinal o que salva, a fé ou as obras? Somente fé não é suficiente? Mas como está em Efésios é a fé que salva então porque está escrito em Tiago que a fé em obras é morta?

Tiago se refere aqui às nossas obrigações para com Deus e o homem, as quais são ordenadas nas escrituras e provêm de uma fé sincera, de uma coração puro, da graça de Deus e do desejo de agradar a Cristo.

Em Efésios Paulo diz que devemos ter fé, mas alerta para que nos não venhamos nos vangloriar através dela. Por exemplo, Marcos 16.17-18 diz que se nos tivermos fé expulsaremos demônios, falaremos outras línguas curaremos enfermos … mas caso venhamos a fazer tais coisas, que nos não devemos nos vangloriar com elas, porque quem esta fazendo as obras é o Senhor Jesus, nós apenas estamos servindo de instrumento para ele fazer as obras, foi isso que Paulo quis dizer em Efésios, que coloquemos nossa fé em pratica, mas não nos gloriemos quando fizermos tais coisas.

Em Tiago 2.17 diz que a fé sem obras é morta, não adianta dizer ´´ eu tenho fé `` e não agir a altura dela. A bíblia diz lá em Isaías 53.4-5 que Jesus tomou sobre sí as nossas enfermidades, agora será que vai vir doença em nós? Claro que vai! Porque habitamos em um corpo que não nasceu de novo mas quando vir a doença é a hora de você demonstrar a sua fé, não aceita-la, pois a bíblia diz que Jesus já levou todas as tuas enfermidades, e fazer o que a doença lhe impossibilitaria de fazer.

A salvação é DOM DE DEUS gratuitamente para quem CRER Romanos 10.9-10 Tiago escreveu aos cristãos assim como Paulo. Existe a fé racional(da mente) e a fé do espírito todas pessoas creem em Deus, Tiago 2.19 diz que até os demônios creem, uma pessoa pode crer em Deus crer na bíblia em Jesus porém se essa fé ficar só na mente não terá proveito algum.

Em romanos 10.17 Paulo diz que essa fé vem por ouvir a palavra de Deus a palavra diz aquele que crê e for batizado será salvo Marcos 16.16 se uma pessoa diz que crê mas se recusa a batizar então realmente não crê o batismo (obra) mostra no exterior a fé que está no interior (espírito) nem todos que praticam obras creem mas todos os que creem fazem obras que mostram a fé que tem Hebreu 11.34 falando sobre os heróis da fé diz que eles apagaram a força do fogo se esforçaram na batalha etc, criam por isso faziam ,veja a epístola de 1João 4.8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor se eu disser a você que eu sou cristão conheço a Deus Ele é meu Pai mas eu não amar meus irmãos que conclusão chegaria você? Foi isso que Tiago disse pois começa o capítulo dois exortando para não se fazer acepção de pessoas concluindo: se você crer na bíblia praticará aquilo que está escrito não há contradição entre Paulo e Tiago. Tiago apenas diz que as obras mostram se você realmente crê ou não, não diz que elas podem salvá-lo, não praticamos obras para sermos salvos, praticamos por que somos salvos.

1João 3.18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário