Pesquisar este blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

MEDO

             O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como  psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

            O medo pode provocar reações físicas como descarga de depressão, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, pânico, etc.

            Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

            A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.

            O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

            A doença medo tem cura, se você tem essa doença, hoje basta admitir isso e procurar um médico, mas e se você tem medo da vida?  Medo de encarar o dia a dia? E se você sempre começa suas frases com “eu queria tanto...” somente por aí dá para perceber que você não quer mais, já desistiu antes de tentar,  porque 'queria' é passado e portanto entende-se que já não quer mais. Se você é assim lembre-se o que está em Isaías 41.10;13:
10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustendo com a destra da minha justiça.
13 Porque eu. O Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo.

            Reforço  o que Isaías escreveu,  foi Deus quem disse Porque eu. O Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo. Medo de que? Ou será que não você não se sente assim? Porque está na bíblia que ande na Palavra de Deus e terá tudo o que pedir, será que você anda na Palavra de Deus? É daí que vem seu medo? Medite no que Cristo disse aos pescadores, que está em Marcos 4.35-40, como a história é conhecida por todos os irmãos transcrevo a parte importante para o texto em estudo:
40 e disse-lhe: Por que soi tão tímidos? Ainda não tendes fé?
           
            Ande na Palavra e a pratique, encontrará pessoas que tentarão te derrubar, pessoas dominadas pelo  inimigo, querendo o seu mal, mas reflita o que está em Salmos 27.1-3:
1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor  é a força da minha vida; de quem me recearei?
2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.

              Mas lembre-se que o inimigo é ardiloso, e trabalha sorrateiramente e mesmo crendo, mesmo vendo seus inimigos caírem, porque  é o que o que diz a bíblia, o diabo pode carregar você com um sentimento perigoso, a soberba.

            A soberba não é privilégio dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.

            Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor), o soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência. O soberbo se sente auto-realizado (dentro dos conceitos propostos na pirâmide de Maslow), querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.

           A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da oração, ore para ser humilde. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com virtude e solidariedade. Hebreus 13.5
5 Sejam vossos costumes sem avareza contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

João 6.35-40
35 E Jesus lhes disse Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.
36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo, não credes.
37 Tudo o que o Pai me dá, virá a mim  e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do pai, que me enviou, é esta que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas  que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei  no último dia.


Para meditação;
Salmos 91.1-2
1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário