Pesquisar este blog

sábado, 11 de dezembro de 2010

A Pedra no caminho

Lucas 5.12-13
12 E aconteceu que, quando estava em uma daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostou-se sobre o rosto e rogou-lhe, dizendo: Senhor,  se quiseres, bem podes limpar-me.
13 E ele, estendendo a mão, tocou-lhe a mão dizendo: Quero; sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele. 
Temos nessa passagem um doente pedindo ao Senhor  para ser curado dizendo  ... se quiseres... a palavra ..se.. é uma condicional, remete a uma condição de alguma coisa, pode acontecer caso queira, portanto quando usa a palavra ..se.. estamos querendo dizer que caso seja do interesse da pessoa, ela pode fazer o que estamos pedindo. Nessa passagem, portanto, o doente diz para Jesus  se for do seu interesse... ele está afirmando que Jesus pode não querer.
Na segunda parte do texto em estudo Jesus corrige o leproso dizendo ..quero.., confirmando o que está nos Salmos 107.8  Louvem ao Senhor pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.  Jesus sempre quer, Deus sempre quer o melhor para nós, ele sempre quer nos ajudar, nos curar... o problema é conosco, dizer para Deus ..se.. significa dizer que ele pode não querer naquele momento, e isso seria meio confuso, mas a bíblia afirma que Deus não é Deus de confusão, lá em 1Coríntios 14.33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz como em todas as igrejas dos santos. Deus é bondoso, Deus faz tudo na hora certa, o problema somos nós.
Geralmente pensamos em mudança de fora para dentro e não de dentro para fora, ou seja, pedimos a Deus uma graça como prova da sua existência, e tendo prova disso pedimos mudança,  e mesmo conhecendo a necessidade de mudança interna, geralmente pensamos que Deus faz para mostrar que existe e assim nos convertemos. Lembremos da história da cura de dez leprosos em Lucas 17.11-19, no final Jesus diz ao único leproso que voltou, está escrito no versículo 19 E disse-lhe: levanta-te e vai; a tua fé te salvou. Todos estavam curados porque Jesus os curou, mas somente um foi salvo. Isso é o mais importante, mais que a simples cura de um mal devemos almejar a salvação, e ela vem da fé. Porque  está em Marcos 13.31 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Deus cura, e se você não continuar a vida segundo Deus deseja, Ele não vai  retirar o que disse, Deus não volta atrás com sua palavra. Você estará curado, mas não estará salvo.
Lembrem-se sempre da Palavra em 1Tessalonicenses 2-13 Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual  também opera em vós que  crestes.
                A pedra no caminho somos nós que a pomos. Quando Deus disser ..vá.., quando perguntar  ..quer?.., não dê desculpas queira sempre, haja sempre porque Deus está contigo.

Para a maioria, o estudo da Palavra de Deus, a leitura são experiências dolorosas e o meio social raramente encoraja-os a sofrer essa  dor até que aprendam a amá-la.

Um comentário:

  1. Meu Deus!!! Que linha de pensamento?! "Geralmente pensamos em mudança de fora para dentro e não de dentro para fora, ou seja, pedimos a Deus uma graça como prova da sua existência, e tendo prova disso pedimos mudança, e mesmo conhecendo a necessidade de mudança interna, geralmente pensamos que Deus faz para mostrar que existe e assim nos convertemos."
    É exatamente isso que passa pela mente do homem, quando ouve falar de Deus, crê que a prova do Amor de Deus é a realização de alguma benesse física e/ou material para si, ao invés de perceber que ele (o homem) do pó foi tomado e ao pó voltará “Gen. 3:19”, mas o fôlego de vida que ele recebeu “Gen.2:7”, esse é eterno pois saiu de Deus e voltará para Ele. E é a alma do homem, que Deus quer realmente curar...
    Deus guarde e abençoe as mãos daqueles que se dedicam a escrever sobre sua obra e grandeza.
    Graça e Paz de Cristo, amados Pr. Israel, Ir. Waldir, e toda Igreja de Bueno Brandão.

    ResponderExcluir